quarta-feira, 5 de setembro de 2012

#LCT - Interpretação de Textos #1

CONCEITO



O que é um texto? Primeiramente, texto não é um amontoado desorganizado de palavras. O fato de se escreverem palavras existentes na língua em uma sequência não significa que se constitui  um texto.

Veja:

O Brasil tem muitos problemas sociais, econômicos e culturais. O Presidente Lula viajou para a Europa porque o meu vizinho matou o meu cachorro. Mas grande parte da pobreza nacional é consequência da violência social, porque a vida sexual das pessoas deve ser responsável , e a AIDS é um problema mundial e ninguém entendeu os motivos da viagem do presidente. Use preservativo sempre, presidente, por que foi viajar? 


Observe que as palavras utilizadas no texto acima existem em Português, as orações até apresentam uma construção sintática (sujeito, verbo e complementos) possível. O sujeito concorda com o verbo, os nomes (substantivos, adjetivos, advérbios etc.), concordam em número (singular/plural) e gênero (masculino/feminino), ou seja, as palavras apresentam muitas condições para serem consideradas um texto.

Sendo assim, por que o grupo de palavras acima não pode ser considerado um texto? Porque são um amontoado de palavras que não formam uma "unidade de sentido" e não preenchem "uma função comunicativa reconhecível e reconhecida" pelo leitor (A Coerência Textual, de Ingedore G. Vilhaça Koch e Luiz Carlos Travaglia, 6. Ed. Contexto, 1995, p.31-32, coleção Repensando a Língua Portuguesa).

É um texto incoerente sem conexão lógica entre as ideias. Não há relação de sentido entre elas: " O presidente Lula viajou" e "meu vizinho matou meu cachorro", por exemplo. Além disso, essas idéias estão mal conectadas: a palavra "porque" estabelece uma relação de causa , mas, a morte do meu cachorro jamais pode ser aceita como a causa da viagem do presidente: não há uma adequada coesão ou ligação entre as ideias.

Para que haja texto, é necessário que haja coesão (conexão, no plano gramatical, utilizando elementos conectivos, como: conjunções, pronomes, preposições) e coerência (relação lógica entre as ideias) textual. Assim para que você faça um boa leitura e/ou redija um bom texto, é necessário que conheça essas funções dos elementos linguísticos responsáveis pela coesão e perceba as relações lógicas ou a coerência textual.

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