terça-feira, 30 de outubro de 2012

#LCT - VARIEDADE LINGUÍSTICA | DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO #15

VARIEDADE LINGUÍSTICA
A variedade linguística está relacionada com as diversas variações que um língua sofre ou apresenta. As variedades sofrem influências de acordo com as condições culturais, sociais, regionais e históricas em um determinado de grupo de pessoas vive.
Quando se fala em variedades linguísticas, podemos dividi-las de duas formas: variedade padrão e variedade não padrão.
A variedade padrão é conhecida também como norma culta. Ela é utilizada muito em livros, jornais e diversas revistas. Ela apresenta um maior prestígio social e é por meio dela que devem ser feitos textos formais, como a redação de um processo seletivo.
A variedade não padrão é toda variedade linguística que contraria as características da norma culta.

DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO
A denotação trata-se da linguagem basicamente informativa, ou seja, não produz emoção ao leitor. É a informação pura e simples com o único objetivo de informar. Quando o emissor ou locutor busca objetividade ao transmitir a mensagem, temos a linguagem denotativa através da função referencial. As palavras são empregadas em sua significação real, usual, literal. É a forma de linguagem que lemos em jornais, bulas de remédio, manual de instruções etc.

A conotação é o emprego de uma palavra através de um sentido incomum, figurado, circunstancial, que depende sempre do contexto. Muitas vezes é um sentido poético, fazendo comparações. As palavras não apresentam o sentido contido no dicionário. É forma de linguagem utilizada por muitos poetas e apresenta relação com as figuras de linguagem de sentido.

0 comentários:

Postar um comentário