sexta-feira, 7 de setembro de 2012

#CHT - Um pouco mais de teoria Histórica #1


Idade Antiga
Direcionaremos nossos estudos a partir da formação das principais sociedades da Idade Antiga, contemplando os egípcios, os gregos, os romanos e outros povos como os da Mesopotâmia e da Pérsia.

Egípcios
A sociedade egípcia se formou às margens do Rio Nilo, região próspera que facilitava a produção de alimentos. Nessa civilização, podemos encontrar grandes obras e contribuições para o mundo atual no campo das artes, ciências e medicina. Sua organização social contava com a mão de obra escrava, utilizada sobretudo em grandes construções do estado egípcio, como obras de irrigação e as pirâmides dedicadas aos faraós.
             (Imagem de satélite do rio Nilo.)

(Pirâmides de Gizé, Egito)

Dentro da sociedade se destacava a figura do escriba, preparado para ler, escrever se dedicar. Os soldados se encarregavam da proteção das autoridades estatais e tinham maior facilidade de ascensão social. A maior parte da população era composta por camponeses obrigados a pagar impostos às autoridades. O chefe de estado era o Faraó, que tinha o poder de criar leis e aplicá-las de forma unilateral, pois era considerado a representação dos próprios deuses egípcios.
(Estátua de Tutankhamon)
Os egípcios foram responsáveis por um grande desenvolvimento da medicina, graças à sua prática de mumificação, qual retiravam as vísceras do indivíduo, contribuindo para o estudo da anatomia humana. Também contribuíram para o desenvolvimento da matemática, agricultura e arquitetura com seus projetos de construção de diques, das pirâmides e dos templos. Elaboraram também um calendário solar, o primeiro de que se tem registro.
Com estudos avançados para a época, aprenderam a utilizar o rio com técnicas que melhor se adaptavam às variações dos cursos d’água, como em períodos de seca ou de enchente. Ainda foram os responsáveis pela elaboração de um dos primeiros sistemas de escrita conhecidos.

Mesopotâmia

(Estátua de Gudeia, escultura
 sumeriana de grande valor)
Os povos da região localizada entre os rios Tigres e Eufrates, como os sumérios, os acadianos, os assírios e os caldeus, também trouxeram importantes contribuições para a sociedade.
                Os sumérios foram os responsáveis pela invenção da escrita cuneiforme e os babilônicos elaboraram um dos primeiros códigos que reagiam a vida social: o Código de Hamurábi. Os assírios, caracterizados pelo desenvolvimento bélico, organizaram-se como civilização a partir do segundo milênio antes de Cristo (por volta de 1300) e uma de suas cidades mais importantes era Nínive. Os caldeus são geralmente lembrados por causa do governante Nabucodonosor, o responsável por construir os Jardins Suspensos da Babilônia.







0 comentários:

Postar um comentário