terça-feira, 30 de outubro de 2012

#CHT - FEUDALISMO #9

Representação do modo de vida no feudalismo.

Com a crise do Império Romano e as constantes invasões bárbaras, principalmente vindas do norte da Europa, a vida nas cidades se tornava cada vez mais difícil e perigosa. Neste sentido, o campo tornou-se um grande atrativo para boa parte da população, em função da segurança oferecida por proprietários de terra. Essas propriedades rurais produziam o que era consumido, além de serem muradas e teoricamente seguras, com os nobres se encarregando de organizar os exércitos para a proteção militar. Esse sistema de produção de subsistência em fazendas autossuficientes (feudos) é chamado de feudalismo.

CURIOSIDADE
Suserania e vassalagem eram relações entre dois membros da nobreza, na qual o vassalo prestava serviços a seu suserano, tendo em troca algo pré-acordado. Geralmente, o vassalo recebia de suserano terras e, em contrapartida, comprometia-se a realizar a proteção militar de seu senhor.
 
A organização social era baseada na divisão entre três ordens: clero, nobreza e servos. Cada ordem possuía a sua função no sistema, algo inerente à mentalidade medieval. Sendo assim, cabia ao clero a proteção divina, ou seja, a função de orar pela sociedade, seja na guerra ou durante períodos de paz, pela produção de alimentos, pelas chuvas, etc.
Clérigo, nobre e camponês.
 
Cabia à nobreza a tarefa de defender a todos (ou melhor, defender as classes dominantes), guerreando e liderando o exército. Aos servos cabia a função de sustentar a nobreza e o clero por meio do trabalho manual. Além de produzirem tudo para o senhor, os servos deveriam pagar uma série de impostos sobre a produção, sobre o local onde moravam, sobre os materiais e as ferramentas utilizadas para a produção, juntamente com o dízimo, pago para a Igreja Católica.
De forma didática dividimos a Idade Média em dois períodos:
> Alta Idade Média: corresponde ao período que vai do século V ao século X, marcado pelo auge da formação feudal e de sua configuração social clássica.
> Baixa Idade Média: abarca o século X ao XV e corresponde ao período de decadência do sistema feudal, provocada pelas transformações nas relações de trabalho, pela emergência da burguesia, monetarização da economia, crescimento das cidades, endividamento dos senhores feudais e intensas revoltas camponesas.

1 comentários:

obg vcs me ajudaram muito com o meu trabalho de historia sobre o feudalismo, agora só falta fazer uma maquete que e muito difícil o trabalho e pra entregar dia 08/03 se vcs quiserem me ajudar com algumas sugestões para maquete eu agradeço!!

Postar um comentário