segunda-feira, 24 de setembro de 2012

#LCT - Leitura do título e confronto com seu conhecimento de mundo #6

Ao ler um título de um texto, a primeira coisa que o leitor faz é buscar em sua bagagem de conhecimentos e experiências a respeito do que ele sabe sobre o assunto. Portanto, quando se lê o título A conquista da memória, por exemplo, o leitor que irá ler o texto será aquele que estiver interessado em ativar ou melhorar a sua memória em relação aos fatos ou conhece alguém que sofre de alguma doença que afeta, consideravelmente, a capacidade de recordar, como o mal de Alzheimer. Além de ter uma noção do que se trata no texto, estará interessado em aumentar o seu conhecimento quanto ao tema abordado.
     É importante fazer essa relação antes de iniciar a leitura do texto. Dessa forma, o leitor irá se preparar para a leitura, juntando informações que o auxiliarão na compreensão e na relação do texto com outros conhecimentos adquiridos relacionados.

a) Primeira leitura do texto e busca de palavras desconhecidas no dicionário (caso seja necessário)
     Ao ter seu primeiro contato com o texto, o leitor poderá encontrar palavras que ainda não façam parte de seu vocabulário, que ainda sejam desconhecidas. Nesse momento, o leitor pode aprender o significado da palavra apenas fazendo uma relação com o contexto do que se lê. Se a falta de significação atrapalhar o entendimento da frase, o melhor a fazer é utilizar o dicionário.

b) Apreensão do significado do texto e da ideia expressa
     Seguindo esses preceitos, o leitor desenvolve a habilidade de concluir dos significados das palavras de um contexto. Com a junção das frases, uma após a outra, é que se começa a perceber o que o autor quer transmitir.
A partir dos significados de cada palavra e frases utilizadas, e de todo o contexto textual, pode-se entender a opinião expressa pelo autor em relação ao tema abordado.

c) Confronto da ideia com o que o leitor pensa e conclusão pessoal
     Depois da compreensão da opinião do autor é que deve ser feito um confronto dessas ideias, com a opinião pessoal do leitor. Vale ressaltar que, para se chegar a uma conclusão coerente e racional, é importante não limitar-se a preconceitos ou pré-julgamentos. Por isso é que se faz tão importante compreender bem a opinião do autor antes de concluir uma opinião a respeito.

d) Percepção de estratégias argumentativas gerais (organização textual do texto)
     Outro aspecto importante a ser analisado é o modo como o autor redigiu o texto. Por qual argumento relacionado ao assunto ele iniciou o texto? Como ele começou o texto? Como ele apresenta o fato, o argumento ou a ideia? Como ele expõe sua opinião a respeito? Como ele conclui as ideias a respeito do que escreve?

e) Percepção, parágrafo a parágrafo, da organização textual
     Aqui, o leitor deve observar a maneira como o autor desenvolve as ideias. Qual o tamanho dos parágrafos, a divisão das frases, como ele estruturou as orações etc.

f) Escolha lexical
    Este é um momento importante para o leitor verificar como o autor produziu o texto. É por meio dos termos, das conjunções e preposições escolhidas que o autor demonstrará  a sua opinião, o nível e a relação das ideias adotadas. Aliás, é por meio dessas escolhas que o autor selecionará o público-alvo. Poderemos tratar de assuntos mais complexos, falar de problemas em relação à memória com uma criança, por exemplo. Não será por meio do texto que citamos anteriormente, mas a partir de termo mais adequados para a faixa etária.

g) Do mundo da leitura para a leitura do mundo: como o texto ajudou a compreender a nossa realidade
     Após a análise do texto e das ideias do autor, o leitor deve confrontá-las não somente com a sua opinião, mas também com a realidade em que ele vive. Qual a aplicação dessas ideias em sua comunidade? Existem opiniões diferentes? Enfim, esse é o momento de o leitor relacionar com a sua realidade todo o conteúdo lido. Sendo assim, ele terá condições suficientes para compreender o texto, a obra do autor, em sua totalidade.
Agora é a sua vez! A partir do esquema de leitura proposto, volte ao texto A Conquista da memória e releia-o, porém, com um olhar mais crítico. Faça isso em todas as suas leituras, a partir de agora, e esteja preparado para a sua prova do ENEM.

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