sexta-feira, 14 de setembro de 2012

#CHT - Atenas e Esparta #4


      As duas principais cidades gregas eram Atenas e Esparta. Atenas era conhecida por ter experimentado várias formas de governo, entre elas a monarquia, a tirania e a democracia, esta última marcante para o mundo grego.
A democracia ateniense partia do princípio da isonomia, ou seja, da garantia da igualdade entre os cidadãos, que tinham o direito de escolher as atitudes que seriam tomadas em prol da sociedade, não se escolhendo alguém para ser representado (como acontece hoje). Contudo, era uma democracia contraditória, já que excluía da participação política as mulheres, os estrangeiros e os escravos, ou seja, boa parte da população.

     Esparta se caracterizou pela grande força bélica e pela formação conferida aos soldados, que iniciavam seus treinamentos ainda na infância. Um marco na história de Esparta foi a Batalha dos 300, representada em desenhos e filmes, na qual supostamente cerca de 300 soldados espartanos conseguiram deter milhares de combatentes persas liderados pelo rei Xerxes por um tempo significativo.

    
Continua...
Post Anterior #3

0 comentários:

Postar um comentário