quinta-feira, 6 de setembro de 2012

#CNT - Um pouco mais de Teoria Biológica #1


CITOLOGIA
O termo citologia vem do grego Kytos, “célula”, e logos “estudo”; então, citologia é o estudo das células. Essa área da biologia desenvolveu-se logo após a invenção do microscópio, já que a grande maioria das células é muito pequena para ser visualizada a olho nu.



CURIOSIDADE
O microscópio é um aparelho capaz de aumentar a imagem de pequenos objetos e/ou seres. Uma propriedade importante desse aparelho é o poder de resolução que ele possui, pois graças a essa propriedade os detalhes das estruturas observadas são revelados. Acredita-se que o microscópio foi inventado em 1591 pelos holandeses Hans Janssen e Zacharias; porém, o primeiro a realizar observações; utilizando esse equipamento, foi o holandês Antonie van Leeuwenhoek (1632/1723).

Em 1665, na Inglaterra, Robert Hooke fez a primeira referência à célula. Ele examinava fatias finas de cortiça provenientes de cascas de algumas árvores, quando observou um imenso número de pequenas caixinhas vazias que chamou de cell, termo que em inglês significa cavidade ou cela.
                Muitos outros estudiosos realizaram observações e estudos até que, em 1839, Theodor Schwann chegou à conclusão de que todos os animais eram compostos por células, conclusão esta que havia sido alcançada pelo botânico Mathias Schleiden, referindo-se às plantas. Fundamentada em todas essas descobertas, elaborou-se a Teoria Celular, que afirmava que todos os seres vivos são compostos de unidades básicas, as células.

                As técnicas para observar células, bem como os microscópios e outros equipamentos utilizados para essa finalidade, estão em constante aprimoramento. Atualmente sabe-se que a célula é a unidade biológica estrutural de quase todos os seres vivos, visto que os vírus são exceção, não apresentando células, ou seja, são acelulares. Esses organismos, apesar de não possuírem células, precisam delas para se reproduzir, pois são parasitas intracelulares obrigatórios, só capazes de se multiplicarem se invadirem uma célula para retirar dela energia e matéria prima, necessária para o processo de formação de novos indivíduos.

0 comentários:

Postar um comentário