quarta-feira, 5 de setembro de 2012

#LCT - A Intenção Textual #2


Um segundo fator importante para que você possa ser considerado um bom leitor é a compreensão da intenção textual. O escritor sempre escreve com uma intenção, seja para informar, convencer, emocionar, esclarecer o seu próprio texto; seja para elaborar efeitos artísticos por meio da seleção e combinação das palavras considerando sua sonoridade ou múltiplas relações de sentido para impressionar o leitor (textos literários).
Há alguns elementos materiais que dão pistas sobre a intenção textual do autor, e antes mesmo de iniciar a leitura, você poderá criar expectativas e formar hipóteses, que serão confirmadas ou não em seu decorrer.

                Você deve verificar a fonte bibliográfica do texto. Caso a procedência seja um artigo de jornal ou revista semanal, geralmente, o objeto é informativo, tem intenção mais racional, propondo um debate de ideias, pois podem ser tratados fatos econômicos, sociais, políticos, artísticos, religiosos, científicos etc. Porém, se a fonte do texto indicar um livro de ficção, como romance, conto, novela, poesia, entre outros; a intenção do autor deve ser artística, emotiva e não racional. Expressará “valores humanos”, interiores; conflitos presentes nas relações humanas: amor, ódio, compaixão, sofrimento, felicidade, tristeza.
                O nome do autor (se tiver alguma informação sobre ele) é importante para identificar o tipo de texto que irá ler. Se o texto foi escrito por Machado de Assis ou Manuel Bandeira, por exemplo, você deve esperar um texto literário, geralmente. Você criará diferentes expectativas em relação ao texto que irá ler, se o autor for um cronista esportivo famoso, ou um cientista, ou um jornalista. Além da procedência do autor do texto, o título pode revelar o tema e o enfoque dados pelo autor. Aliás, um bom título pode representar o menor resumo considerado de um texto.
                Como exemplo, temos o poema “Soneto da Separação”, do poeta Vinícius de Morais. Por meio do título, você pode levantar a hipótese de que se trata de um texto em versos, com intenção de emocionar ao leitor e terá como tema separação social ou amorosa entre pessoas, e você acertou.
                Esse primeiro contato com o texto, seja um livro de inúmeras páginas ou uma pequena carta, é muito importante. Se for um livro, folheie-o, veja o número de páginas, o tipo de papel utilizado, analise o título geral e os títulos referentes a cada capítulo contido no índice. Verifique se você conhece o autor; quanto à editora, verifique se publica apenas livros técnicos, teóricos, didáticos ou de ficção. Leia os comentários na contracapa, nas “orelhas” do livro, o início de alguns capítulos; se for um pequeno texto, analise a quantidade de linhas, leia pequenos trechos iniciais.
                Afinal, esse contato mais direto, “material” inicial, irá prepará-lo para uma boa leitura, gerando expectativas em relação ao conteúdo, ao vocabulário, à forma de construção do texto, e formará um fio condutor para a sua leitura.

Continua...

0 comentários:

Postar um comentário