
ALMANAQUE BRASIL SOCIOAMBIENTAL
Organização: Beto Ricardo e Maura Campanili
Editora Instituto Socioambiental 2007
"O 'Almanaque Brasil Socioambiental 2008' é uma contribuição à reflexão e ao debate sobre o futuro da vida no Brasil e no mundo. A iniciativa adquire importância renovada diante da consciência planetária cada vez mais aguda sobre os modelos insustentáveis de produção e consumo."
________________________________________________________________
"O 'Almanaque Brasil Socioambiental 2008' é uma contribuição à reflexão e ao debate sobre o futuro da vida no Brasil e no mundo. A iniciativa adquire importância renovada diante da consciência planetária cada vez mais aguda sobre os modelos insustentáveis de produção e consumo."
________________________________________________________________

Autor: Voltaire
Ano de Lancamento: 1759
Ano de Lancamento: 1759
"O texto contrapõe brilhantemente ingenuidade e esperteza, desprendimento e ganância, caridade e egoísmo, delicadeza e violência, amor e ódio. Tendo como plano de fundo a sociedade do Séc. XVIII, retrata um mundo extremamente cruel e materialista. Muitos dos personagens do romance passam pelas mais diversas torturas físicas e psíquicas."

_________________________________________________________________________________



DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E CIDADÃO
(Assembléia Nacional Constituinte, França, 1789)
" O sintetizando em dezessete artigos e um preâmbulo dos ideais libertários e liberais da primeira fase da Revolução Francesa. Pela primeira vez são proclamados as liberdades e os direitos fundamentais do Homem (ou do homem moderno, o homem segundo a burguesia) de forma ecumênica, visando abarcar toda a humanidade."

Dom Casmurro
Autor: Machado de Assis
Assunto: Literatura Brasileira - Romances
Ano de Lançamento: 1998
" O solitário Bentinho relembra sua vida e o seu amor pela bela e intrigante Capitu - um dos maiores personagens da literatura brasileira. E partilha com o leitor o ciúme e a desconfiança que encheram de amargor a sua vida."

Otelo - o Mouro de Veneza
Autor: William Shakespeare
Assunto: Artes - Teatro
Ano de lançamento: 1999
" Nesta tragédia, Shakespeare explora as várias faces da alma humana. O pérfido Iago, através de intrigas sutis conduz Otelo ao ciúme infernal e enlouquecedor."
Os miseráveis
(Esse que esta disponível pra download é uma adaptação de Walcyr Carrasco)
Autor: Victor Hugo
Assunto: Literatura Estrangeira
" Este clássico é de 1862. Um texto de forte cunho social e elementos de drama policial. Mostra como uma pessoa pode transformar a vida de outras. Uma história fictícia de onde se tira lições de bondade, renúncia e perseverança. Um homem de aparência miserável, ex-forçado das galés, retorna ao convívio social mas não consegue comer e se aquecer e as hospedarias lhe negam abrigo. É acolhido pelo bispo. O miserável lhe rouba as pratarias, mas o religioso o perdoa e ainda lhe dá dois castiçais, sua única riqueza. Estava plantada a semente do amor. O miserável ficou rico, empregou muita gente, mudou de identidade e tornou-se prefeito. Perdeu tudo e precisou fugir de um inspetor obcecado por revelar seu verdadeiro nome."



Ensaio acerca do entendimento humano
(Disponível para download o livro "Os Pensadores" contém "Ensaio Acerca do Entendimento Humano" da página 12 até 16 do .pdf)
Autor: John Locke
Assunto: Filosofia
Ano de Lançamento: Originalmente em 1690
" No livro, Locke afirma que todas as pessoas nascem sem saber absolutamente nada, como se fosse uma "folha em branco" (tabula rasa, embora o autor não tenha usado exatamente essas palavras) preenchida a posteriori através de experiências. Esse ensaio foi uma das principais fontes do empirismo britânico, influenciando muitos filósofos do iluminismo, como David Hume."



Constituição Federal 1988
Capítulo II, Direitos Sociais Fundamentais, Artigos do 6º ao 11º
(Congresso Nacional Constituinte, Brasil, 1988)
" Foi a constituição brasileira que mais sofreu emendas: 67 emendas mais 6 emendas de revisão. Diversos partidos assinaram a Constituição. O Partido dos Trabalhadores inicialmente não aceitou a Constituição, por alegar que ela impediria a reforma agrária e manteria a estrutura militar. Apesar das ressalvas, o diretório do partido assinou o texto constitucional."