terça-feira, 30 de outubro de 2012

#CHT - IDADE MÉDIA #8

Período compreendido entre a queda do Império Romano do Ocidente (476 d.C.) e a queda de Constantinopla em 1453. No entanto, esta divisão é apenas paroximada, pois não podemos pensar que todas as características de um período de mais de mil anos possam ser aprisionadas de um modo simplista que não contemple as rupturas e continuidades presentes na história humana.
Os pensadores modernos foram os responsáveis por denominar este período de Idade Média, como uma forma de enaltecer o seu próprio período - Moderno, entre os séculos XVI e XVIII -, dando indícios de que os mil anos anteriores nada mais eram que uma transição rumo à "modernidade",qualificando de modo pejorativo a Idade Média como a "Idade das Trevas", isto é, um período marcado pela obscuridade e pelo atraso cultural, algo que sabemos atualmenteque não está de acordo com a realidade de fato.
Durante a Idade Média vemos a legitimação do cristianismo pela Europa, com consolidação da hegemonia católica, juntamente com o nascimento de uma nova organização social e econômica. Na filosofia, destacaram-se pensadores como Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, que uniram o pensamento racional com os valores cristãos da época.

0 comentários:

Postar um comentário