quinta-feira, 6 de setembro de 2012

#CNT - Composição Química das Células #2


A composição química celular é muito variável devido à grande diversidade de tipos celulares existentes. As células são constituídas de substâncias orgânicas e inorgânicas que são essenciais ao metabolismo, que é a atividade de transformações químicas que ocorrem no organismo a partir de reações. Os principais componentes orgânicos das células são as proteínas, os glicídios e os lipídios, e os principais componentes inorgânicos são a água e os sais minerais.

COMPOSTOS ORGÂNICOS
>> Carboidratos: também chamados de sacarídeos, glicídios, açúcares ou hidratos de carbono, possuem função energética e estrutural.
>> Lipídios: são compostos oleosos ou gordurosos insolúveis em água, formados por álcool e ácido graxo. São retirados dos tecidos por solventes apolares (éter, benzeno, clorofórmio etc.). São representados pelos glicerídeos, cerídeos, esteroides, fosfolipídios e carotenoides.
>> Proteínas: são macromoléculas formadas por aminoácidos, que expressam a informação genética. Têm função enzimática, estrutural, hormonal, reguladora, nutritiva e de defesa.

COMPOSTOS INORGÂNICOS
>> Água: possui função na hidratação, transporte, regulação de temperatura e participa das reações químicas. É considerada solvente universal (substâncias hidrófilas e substâncias hidrófobas) e atua como reagente em reações de hidrólise e síntese por desidratação.
>> Sais minerais: são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Alguns exemplos, com suas respectivas funções, são: o Cálcio, que tem como função a coagulação sanguínea, contração muscular e formação dos ossos; o Fósforo, que forma ATP e ácidos nucleicos; o Sódio e o Potássio que conferem polaridade à membrana e conduzem impulsos elétricos; o Ferro, responsável por sintetizar hemoglobina; o Iodo que está relacionado com a síntese de hormônios e o Zinco que desempenha papel importante na síntese de enzimas para crescimento, reprodução e imunidade.

Continua...

0 comentários:

Postar um comentário