segunda-feira, 10 de setembro de 2012

#LCT - O sentido lógico e o sentido simbólico das palavras #3


A tendência da criança é possuir uma forma de pensamento mais concreta, tendo o raciocínio abstrato pouco desenvolvido. As palavras, geralmente, são compreendidas em seu significado original, concreto. Por exemplo, se a criança ouve frases como:

1ª “Você deixou a casa de cabeça para baixo!”
ou
2ª “Por que você está com cara tão amarrada?”

A criança poderá interpretar a primeira oração imaginando a casa com as mãos no chão, “plantando bananeira”, como se fosse uma pessoa. Ao ouvir a segunda oração, imaginará uma corda ou um fio dando voltas em torno da cabeça, amarrando o rosto da pessoa. Muitas vezes a criança não entende a expressão “casa de cabeça para baixo” como sinônimo de “casa bagunçada, desarrumada, desorganizada, e nem a expressão “cara amarrada” como “fisionomia sisuda, brava ou contrariada, sem alegria”. Quando temos o sentido original, “ao pé da letra”, das palavras, é chamado se sentido ou significado denotativo ou denotação. Ao sentido simbólico ou figurado das palavras, que é variável conforme o contexto ou a situação em que a palavra é empregada, damos o nome de sentido conotativo ou conotação. Assim, o significado que a criança atribui às expressões “casa de cabeça para baixo” como “casa plantando bananeira” e “cara amarrada” como “rosto enrolado e preso com uma corda” é o significado “ao pé da letra”, ou seja, o significado denotativo.
       Já as interpretações das expressões citadas como “casa desorganizada” e “pessoa séria, carrancuda” apresentam o sentido simbólico ou sentido conotativo. Se você interpretar “o pé da letra”, todas as palavras de todos os textos que vier a ler, ou seja, em seus significados denotativos, poderá gerar muitas confusões. Após o contato inicial com o texto, analisando seus dados bibliográficos, e uma primeira leitura, você terá que responder a seguinte pergunta: trata-se de um texto literário ou de um texto não literário?
     Ou seja, a intenção do autor foi construir um texto artístico (em prosa ou verso) ou um texto informativo, racional, propondo um debate de ideias, como um artigo de jornal ou revista?
       Se você estiver diante de um texto literário, terá sido construído em linguagem conotativa, simbólica ou metafórica (de metáfora), que terá que interpretar. Se for um texto não literário, seu trabalho de compreensão será mais racional, no plano das ideias, não das emoções. Por tudo isso, é muito importante você estabelecer hipóteses, ser um leitor ativo (conforme será explicado no próximo item), relacionar as ideias e até mesmo utilizar a sua imaginação e sensibilidade, de acordo com a modalidade de texto trabalhada: literário ou não literário.


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