sexta-feira, 26 de outubro de 2012

#LCT - A Linguagem e seus elementos #13


A linguagem é o processo de comunicação pelo qual as pessoas interagem e se relacionam. Essa comunicação virá através de signos convencionais, sonoros, gráficos, gestuais, etc., podendo ser percebida pelos diversos órgãos dos sentidos, ou, ainda, outras mais complexas, constituídas, ao mesmo tempo, de elementos diversos. Os elementos constitutivos da linguagem são: gestos, sinais, sons, símbolos, ou palavras. Eles são usados para representar conceitos de ideias, comunicação, significados e pensamentos.
Neste contexto, há três tipos de linguagem: a linguagem verbal, a não verbal e a linguagem mista.


  • Linguagem verbal: trata-se da linguagem utilizada pelo homem que se comunica por meio da palavra, ou seja, da linguagem oral ou escrita, dizemos que ele está utilizando uma linguagem verbal, pois o código usado é a palavra. Este código está presente quando falamos com alguém, quando escrevemos ou quando lemos. A linguagem verbal é a forma de comunicação mais utilizada em nosso cotidiano. Por meio da palavra falada ou escrita, expomos aos outros as nossas ideias e pensamentos.
Exemplos: um artigo de revista, uma obra literária etc.
  • Linguagem não verbal: ela não utiliza do código Língua Portuguesa ou de nenhum outro idioma para transmitir uma mensagem. Porém, mesmo havendo a ausência da palavra, nós temos uma linguagem, uma intenção de comunicação, pois podemos decifrar mensagens a partir das imagens. Neste tipo de linguagem, cujo código não é a palavra, utilizam-se outros códigos: o desenho, a dança, os sons, os gestos, a expressão fisionômica, as cores etc.
Exemplos:

Mesmo que a imagem acima não possua um texto verbal, a maioria das pessoas conhece a mensagem que ela transmite: “É proibido estacionar”.
Já este outro exemplo indica que, quando há uma imagem com este símbolo na porta de um cômodo, trata-se de um banheiro feminino.

  • Linguagem mista: trata-se da união da linguagem verbal e linguagem não verbal.Ela é a união do código linguístico (escrito ou falado) e as imagens, dança, gestos etc.
Exemplo: Aqui, temos uma história em quadrinhos. Esta é um exemplo de linguagem mista, pois utiliza a língua escrita e os desenhos dos personagens, mostrando seus gestos e sentimentos.

(DAVIS, J. Garfield, um charme de gato – 7. Trad da Agência Internacional Press. Porto Alegre: L&PM, 2000.)


ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Há diversos elementos responsáveis pela comunicação. São eles:

-Emissor ou locutor: o que emite, codifica a mensagem.
-Receptor ou locutário: o que recebe ou decodifica a mensagem.
-Mensagem: o conjunto de informações transmitidas. O conteúdo da mensagem.
-Código: a combinação de signos utilizados na transmissão de uma mensagem. A comunicação só será possível, ou seja, será concretizada, se o receptor souber decodificar a mensagem.
-Canal de comunicação: meio pelo qual a mensagem é transmitida. Exemplos: rádio, televisão, jornal, revista etc.
-Referente: a situação ou contexto em que a mensagem se refere.

0 comentários:

Postar um comentário