quinta-feira, 25 de outubro de 2012

#LCT - Elementos Fundamentais para uma boa dissertação #11

Quando falamos em dissertação, devemos levar em conta elementos básicos na constituição de um bom texto, tais como: clareza, concisão, originalidade, estética textual, elegância, vocabulário, ortografia, coesão e coerência. Estes dois últimos merecem um destaque especial.

A Coesão
A coesão textual está relacionada diretamente aos recursos linguísticos. Estes recursos são responsáveis por conectarem os termos de uma frase, orações períodos ou parágrafos de um texto. É o entrelaçamento fundamental para que as partes do texto tenham sentido entre si. Podemos ter dois tipos de coesão: a referencial (recupera termos anteriores através da substituição ou da reiteração) e a sequencial (responsável pela progressão do texto sem retomar elementos anteriores). Não há coerência sem coesão.

(“Se é verdade que a coesão não constitui condição necessária nem suficiente para que um texto seja um texto, não é menos verdade, também, que o uso de elementos coesivos dá ao texto maior legibilidade, explicitando os tipos de relações estabelecidas entre os elementos linguísticos que o compõem. Assim, em muitos tipos de textos – científicos, didáticos, expositivos, opinativos, por exemplo – a coesão é altamente desejável, como mecanismos de manifestação superficial da coerência.” (Ingedore Koch, A Coesão Textual, 2002))

A Coerência
Já que falamos anteriormente que não há coerência sem coesão, explicaremos o termo coerência.
A coerência está relacionada diretamente ao sentido do texto. Este sentido está ligado a quem escreveu o texto e a quem irá lê-lo. Os elementos constituintes dos textos devem estar adequados ao contexto e ao objetivo da mensagem do texto.
O conhecimento que o escritor e o leitor apresentam do assunto em questão, determinado pelo seu conhecimento de mundo e pelo conhecimento linguístico de ambos, é fundamental para que haja o processo de coerência textual.

Não existe um texto incoerente em, mas o texto pode ser incoerente em/ para determinar situação comunicativa. […] O texto será incoerente se se produtor não souber adequá-lo à situação, levando em conta intenção comunicativa, objetivos, destinatários, regras sociais culturais, outros elementos da situação, uso dos recursos linguísticos etc. Caso contrário, será coerente.
É evidente que a capacidade de cálculo do sentido pelo receptor é fundamental. Pode acontecer que, mesmo o texto sendo bem estruturado, com todas as pistas necessárias ao cálculo do seu sentido, um receptor pode, no nível individual, não ser capaz de determinar o sentido por limitações próprias (não domínio do léxico e/ou estruturas, desconhecimento do assunto, etc.). Nesse caso, não dirá, sobretudo considerando o produtor, que o texto é incoerente, seu comentário será: “ Não consegui entender este texto”. (Ingedore Grufeld Villaça Koch e Luiz Carlos Travaglia. A Coerência textual. São Paulo: contexto, 1993.p.50)

Os Dez Mandamentos de uma dissertação
  1. Não se deve fugir do tema.
  2. Utilize uma letra legível e não rasure.
  3. Seja claro com suas ideias.
  4. Procure ser original, mas, não invente argumentos.
  5. Utilize somente a norma culta da língua.
  6. Crie o título após a redação pronta, assim, você não correrá o risco de um título incoerente com suas ideias.
  7. Se fizer perguntas, elabore suas respostas.
  8. Evite períodos longos, para que seus argumentos não fiquem confusos.
  9. Anote suas ideias sobre o tema.
  10. Cuidado ao criticar questões polêmicas, como, a religião.

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