quarta-feira, 10 de outubro de 2012

#LCT - A DESCRIÇÃO #8


      A descrição caracteriza-se pela precisão dos detalhes. Nela,, transmite-se com detalhes as impressões de aspectos gerais do texto, podendo ser: os detalhes do céu relacionando-os com o clima, um rosto de uma pessoa, as características físicas de um objeto. Ao descrever é essencial que possamos imaginar em nossa mente, com clareza, aquilo que nos foi descrito; afinal, descrever nada mais é que uma fotografia feita com as palavras.
Há duas maneiras que podemos utilizar para descrever: partindo de uma visão mai detalhada dos elementos e aumentando cada vez mais o panorama, chegando a uma visão estendida dos elementos presentes; ou, iniciar de um visão geral dos elementos, aproximando-se de cada detalhe aos poucos.
 
      A descrição pode-se apresentar de forma objetiva ou subjetiva. Na primeira, temos as características visíveis, que podem ser reconhecidas somente pelo fato de observarmos. A descrição objetiva está relacionada a adjetivos físicos e a verbos no presente do indicativo. Na segunda forma de descrição, temos a transmissão de impressões e sentimentos. São utilizadas figuras de linguagem de pensamentos, como a metáfora, destacando o perfil psicológico da personagem que está sendo descrita.

Exemplo de descrição:
“O Planalto Central do Brasil desce, nos litorais do Sul, em escarpas inteiriças, altas e abruptas. Assoberba os mares; e desata-se em chapadões nivelados pelos visos das cordilheiras marítimas, distendidas do Rio Grande a Minas. Mas ao derivar para as terras setentrionais diminui gradualmente de altitude, ao mesmo tempo que descamba para a costa oriental em andares, ou repetidos socalcos, que o despem da primitiva grandeza afastando-o consideravelmente para o interior.”

      O fragmento acima foi retirado do livro Os sertões, de Euclides da Cunha. Nessa parte do livro, o autor descreve muito bem o relevo e a flora, fazendo com que criemos em nossa mente, uma fotografia do local descrito.

0 comentários:

Postar um comentário