quinta-feira, 11 de outubro de 2012

#LCT - A REDAÇÃO DISSERTATIVA #10

EM DESTAQUE: A REDAÇÃO DISSERTATIVA
     A dissertação é uma espécie de discurso em que se defende uma opinião sustentando-a por meio de argumentos coerentes. Neste tipo de redação, as ideias são expostas sobre determinado assunto e os argumentos servem, exatamente, para o redator opinar, questionar, posicionar-se sobre o tema em questão, fundamentados no texto de apoio e no conhecimento do mundo do candidato.

       Ao elaborar este tipo de texto, o aluno deverá ser claro e objetivo em sua argumentação; utilizar frases que não sejam muito extensas, para que não confunda o examinador ao ler o texto; conectar as ideias de forma lógica e coerente; fazer a conclusão baseada nos argumentos apresentados; e o principal, NÃO FUGIR DO TEMA PROPOSTO.
      Quanto à sua estrutura, o texto dissertativo é elaborado em três partes: a presentação ou introdução, o desenvolvimento e a conclusão.
      Na apresentação ou introdução, deve-se apresentar um resumo das ideias do texto sobre o tema ser desenvolvido. Por se tratar da primeira parte da redação, a introdução deverá convidar e convencer o leitor para que ele leia o texto até o final. Nessa, primeira parte poderão vir perguntas, citações, ideias ou declarações, lembrando que os elementos que vierem na introdução, deverão ser argumentados durante o texto. Para a introdução, utilize apenas um parágrafo.
  No desenvolvimento, o candidato desenvolve os argumentos fundamentados pelo texto de apoio, dando suporte às ideias mostradas no primeiro parágrafo. O desenvolvimento deverá vir de forma organizada e enriquecido com elementos argumentativos de forma objetiva. Para o desenvolvimento, utiliza-se de dois a três parágrafos.

Dicas para planejar uma boa redação:
1.Levante ideias e hipóteses.
2.Organize suas ideias.
3.Verifique as causas e consequências sobre o tema.
4.Utilize o texto de apoio para elaborar seus argumentos.
5.Verifique soluções ou resuma as ideias do desenvolvimento.

0 comentários:

Postar um comentário