terça-feira, 30 de outubro de 2012

#LCT - FUNÇÕES DA LINGUAGEM #14


(A linguagem é a base de nossa cultura.)
Ao elaborarmos uma mensagem, temos uma intenção em relação a ela. Dependendo de seu sentido, enfatizamos determinados fatores relacionados à sua característica, com isso, temos como resultado as Funções da Linguagem. Elas são elementos linguísticos ligados ao ato da comunicação. As funções da linguagem são classificadas em:

  • Função expressiva ou emotiva: passa para o texto marcas de atitudes pessoais, do “eu”, como emoções, opiniões, avaliações. Na função expressiva, o emissor ou destinador é o produtor da mensagem. O emissor mostra que está presente no texto, mostrando aos olhos de todos, seus pensamentos. Nela, temos verbos e/ou pronomes em primeira pessoa.
Exemplos
Eu sei que vou te amar

(TOM JOBIM E VINÍCIUS DE MORAIS)
Eu sei que vou te amar
Por toda a minha vida eu vou te amar
Em cada despedida eu vou te amar
Desesperadamente, eu sei que vou te amar

E cada verso meu será
Prá te dizer que eu sei que vou te amar
Por toda a minha vida
Eu sei que vou chorar

A cada ausência tua eu vou chorar
Mas cada volta tua há de apagar
O que esta ausência tua me causou

Eu sei que vou sofrer a eterna desventura de viver
A espera de viver ao lado teu
Por toda a minha vida

O poema acima está em primeira pessoa. Nele percebemos os sentimos centrados no emissor.

  • Função referencial, denotativa ou informativa: é função que tem com o objetivo passar uma informação objetiva e impessoal no texto. O objeto ou a situação de que se trata a mensagem sem manifestações pessoais ou persuasivas são valorizadas.

Importante!
Podemos ter a função emotiva registrada em imagens também, como na imagem acima, o autorretrato de Vincent van Gogh, pois, assim como a autobiografia, o artista é o próprio tema da obra.

Acima vemos um ingresso de um espetáculo, o qual visa informar, objetivamente, a data, o local e o horário do evento.

  • Função poética: é usada para despertar a surpresa, valoriza a estética do texto e a combinação de palavras.
Exemplo:
É pau, é pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, é um pouco sozinho
É um caco de vidro, é a vida, é o sol
É a noite, é a morte, é o laço, é o anzol.”
Trecho da canção águas de março de Tom Jobim.

  • Função conativa ou apelativa: é quando a mensagem do texto busca persuadir e envolver o leitor, levando-o a adotar um determinado comportamento. Nesta função a presença do receptor está registrada por pronomes de tratamento ou da segunda pessoa e pelo uso do imperativo e do vocativo.
Exemplo: a maioria das propagandas publicitárias.

  • Função metalinguística: é a função usada quando a língua explica a própria linguagem, ou seja, o código explicando o próprio código. Predomina em análise literárias, interpretações e críticas diversas.
Exemplo:
No exemplo abaixo, temos o dicionário descrevendo a palavra dicionário, ou seja, o código explicando o próprio código.

di.ci.o.ná.rio
sm (lat dictione) Coleção de vocábulos de uma língua, de uma ciência ou arte, dispostos em ordem alfabética, com o seu significado ou equivalente na mesma ou em outra língua. Sin: léxico, vocabulário, glossário. D. Vivo: indivíduo muito erudito ou de grande memória.

  • Função fática: é o canal por onde a mensagem caminha de quem a escreve para quem a recebe. Também designa algumas formas que se usa para chamar atenção. Nela há a preocupação de o emissor manter contato com o receptor.
Exemplos:
Ele: - Pois é.
Ela: - Pois é o quê?
Ele: - Eu só disse pois é!
Ela: - Mas “pois é” o quê?
Ele: - Melhor mudar de conversa porque você não me entende.
Ela: - Entender o quê?
Ele: - Santa Virgem, Macabéa, vamos mudar de assunto e já!
Ela: - Falar então de quê?
Ele: - Por exemplo, de você.
Ela: - Eu?!”
(Clarice Linspector. A hora da estrela. 6. Ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1981)


0 comentários:

Postar um comentário