sábado, 3 de dezembro de 2011

Análise: Aboio, tema da abertura do Auto da Compadecida.




Aboio é um canto típico do Nordeste brasileiro, comum também no interior de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Consiste em um canto sem palavras cantado pelos vaqueiros quando conduzem o gado pelas pastagens ou para o curral.

Características

É um canto vagaroso, no ritmo do movimento dos animais, que termina incitando a boiada de forma não cantada: ei boi! boi surubim!, ei lá, boizinho!.
O aboio em versos é uma modalidade de aboio que consiste em versos de temas agropastoris, de origem moura, trazidos pelos escravos portugueses da Ilha da Madeira.


O aboio também é praticado no Sul para condução de bovinos, ovinos e equinos. No Rio Grande do Sul os mais comuns são: "era boi, era boi, boi, boi.." " era boi, ó estrada boi" associado a assovius. Por que "era"? "Eira" era um local plano de terra batida, ou de lage de pedra ou ainda calçada, onde o trigo, o feijão, o arroz e outros grãos eram trilhados. Para ocorrer a debulha eram utilizados bovinos ou cavalos,que pisavam sobre as plantas destas culturas, até ocorrer a debulha dos grãos. Posteriormente, os grãos eram peneirados de separados da palha com vento. A eira também havia em países como a Espanha e Portugal.


Categoria: Folclore do Brasil
Fonte: Wikipédia

0 comentários:

Postar um comentário