segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Vídeo: Invasores ou Excluídos - César Mendes e Dulcídio Siqueira

Título: Invasores ou Excluídos
Direção: César Mendes e Dulcídio Siqueira
Tipo: Documentário
Ano de Produção: 1989


"Mostra a origem das primeiras favelas do Distrito Federal, a criação da cidade satélite de Ceilândia nos anos 70, comparando a política habitacional daquela época com as atitudes do governo nos últimos anos."

O vídeo-documentário Invasores ou excluídos?, do diretor César Mendes, é uma produção da UnB de 1989 que retrata o surgimento das primeiras favelas no Distrito Federal, a política habitacional da época e a criação das cidades satélites.
Milhares de pessoas vieram para o Planalto Central na década de 50 para trabalhar na construção de Brasília. À época, o governo esperava que esses operários voltassem às cidades de origem depois de concluídas as obras. As primeiras favelas do Distrito Federal, como a do IAPI, surgiram próximas ao Plano Piloto.
Aos poucos, esses trabalhadores que não queriam ir embora da cidade foram sendo afastados para áreas mais distantes do Plano Piloto. Ceilândia, criada em 1971, é fruto da Campanha de Erradicação de Invasões. Os primeiros movimentos sociais da cidade, como o extinto Incansáveis Moradores de Ceilândia, surgiram por conta da especulação imobiliária crescente na região à época.
“O governo estabeleceu um preço para os lotes, depois eles ficaram mais caros e a gente não teria como pagar. O objetivo na época era fazer com que os moradores oficiais permanecessem em seus lotes”, lembrou Conceição Maria Ribeiro, moradora de Ceilândia que participou do movimento na década de 80.







0 comentários:

Postar um comentário