Ao ler um título de um texto, a primeira coisa que o leitor
faz é buscar em sua bagagem de conhecimentos e experiências a respeito do que
ele sabe sobre o assunto. Portanto, quando se lê o título A conquista da memória, por exemplo, o leitor que irá ler o texto
será aquele que estiver interessado em ativar ou melhorar a sua memória em
relação aos fatos ou conhece alguém que sofre de alguma doença que afeta,
consideravelmente, a capacidade de recordar, como o mal de Alzheimer. Além de
ter uma noção do que se trata no texto, estará interessado em aumentar o seu
conhecimento quanto ao tema abordado.
É importante fazer essa relação antes de iniciar a leitura
do texto. Dessa forma, o leitor irá se preparar para a leitura, juntando
informações que o auxiliarão na compreensão e na relação do texto com outros
conhecimentos adquiridos relacionados.
a) Primeira leitura
do texto e busca de palavras desconhecidas no dicionário (caso seja necessário)
Ao ter seu primeiro contato com o texto, o leitor poderá encontrar palavras que
ainda não façam parte de seu vocabulário, que ainda sejam desconhecidas. Nesse
momento, o leitor pode aprender o significado da palavra apenas fazendo uma
relação com o contexto do que se lê. Se a falta de significação atrapalhar o
entendimento da frase, o melhor a fazer é utilizar o dicionário.
b) Apreensão do
significado do texto e da ideia expressa
Seguindo esses preceitos, o leitor desenvolve a habilidade
de concluir dos significados das palavras de um contexto. Com a junção das
frases, uma após a outra, é que se começa a perceber o que o autor quer
transmitir.
A partir dos significados de cada palavra e frases
utilizadas, e de todo o contexto textual, pode-se entender a opinião expressa
pelo autor em relação ao tema abordado.
c) Confronto da ideia
com o que o leitor pensa e conclusão pessoal
Depois da compreensão da opinião do autor é que deve ser
feito um confronto dessas ideias, com a opinião pessoal do leitor. Vale
ressaltar que, para se chegar a uma conclusão coerente e racional, é importante
não limitar-se a preconceitos ou pré-julgamentos. Por isso é que se faz tão
importante compreender bem a opinião do autor antes de concluir uma opinião a
respeito.
d) Percepção de
estratégias argumentativas gerais (organização textual do texto)
Outro aspecto importante a ser analisado é o modo como o
autor redigiu o texto. Por qual argumento relacionado ao assunto ele iniciou o
texto? Como ele começou o texto? Como ele apresenta o fato, o argumento ou a
ideia? Como ele expõe sua opinião a respeito? Como ele conclui as ideias a
respeito do que escreve?
e) Percepção,
parágrafo a parágrafo, da organização textual
Aqui, o leitor deve observar a maneira como o autor
desenvolve as ideias. Qual o tamanho dos parágrafos, a divisão das frases, como
ele estruturou as orações etc.
f) Escolha lexical
Este é um momento importante para o leitor verificar como o
autor produziu o texto. É por meio dos termos, das conjunções e preposições
escolhidas que o autor demonstrará a sua
opinião, o nível e a relação das ideias adotadas. Aliás, é por meio dessas
escolhas que o autor selecionará o público-alvo. Poderemos tratar de assuntos
mais complexos, falar de problemas em relação à memória com uma criança, por
exemplo. Não será por meio do texto que citamos anteriormente, mas a partir de
termo mais adequados para a faixa etária.
g) Do mundo da
leitura para a leitura do mundo: como o texto ajudou a compreender a nossa
realidade
Após a análise do texto e das ideias do autor, o leitor deve
confrontá-las não somente com a sua opinião, mas também com a realidade em que
ele vive. Qual a aplicação dessas ideias em sua comunidade? Existem opiniões
diferentes? Enfim, esse é o momento de o leitor relacionar com a sua realidade
todo o conteúdo lido. Sendo assim, ele terá condições suficientes para
compreender o texto, a obra do autor, em sua totalidade.
Agora é a sua vez! A partir do esquema de leitura proposto,
volte ao texto A Conquista da memória
e releia-o, porém, com um olhar mais crítico. Faça isso em todas as suas
leituras, a partir de agora, e esteja preparado para a sua prova do ENEM.
0 comentários:
Postar um comentário